Alto Paraíso possui uma extraordinária energia de cura. Esta energia, que a cidade derrama permanentemente, rasga o inconsciente, expõe feridas emocionais, mostra os rumos de uma vida feliz, fornece a coragem necessária para que certas decisões, adiadas muitas vezes por anos, sejam tomadas e ilumina os caminhos que precisam ser trilhados para que as pessoas conquistem uma vida completa e feliz. Os que passam cinco ou mais dias em Alto Paraíso retornam para suas cidades, mas não para a mesma vida, vinculem isso a sua estada aqui ou não.
Foi esta energia que, sentida por místicos e sensitivos, transformou a cidade durante a década de 90 em morada dos mais diversos grupos esotéricos, místicos e curadores. O que talvez muitas destas pessoas não tenham percebido é que aqui chegaram, não para curar, mas para serem curadas. Alto Paraíso é uma cidade de cura. Aqui os curadores precisam, antes, serem curados.
É preciso, no entanto, respeitar a importância da participação destes grupos junto à cidade. Se assim não fosse estaríamos desrespeitando a máxima oculta que diz "que cada um está onde cosmicamente deve e precisa estar", mesmo que muitos não enxerguem ou percebam onde estão. "Quem possui ouvidos ouça e quem possui olhos veja".
E o que torna Alto Paraíso um lugar tão especial? Além de natureza exuberante e clima especial, o que mais Alto Paraíso possui que nos permita afirmar que é uma cidade que limpa e purifica os cristais individuais. É esta crescente purificação que nos torna capazes de refletir, cada vez menos distorcida, a luz divina que permanentemente recebemos, devemos refletir, e quase nunca conseguimos. É esta a luz real que, tenhamos consciência ou não, projeta-se permanentemente sobre nós, e nos torna "à imagem e semelhança de Deus". Esta semelhança é tanto maior quanto mais pura é nossa "ALMA CRISTAL". Alma Cristal todos nós possuímos e é a pureza de nosso cristal um dos fatores que determinam se somos "filhos do homem" ou "filhos de Deus".
A purificação da Alma Cristal se dá "no tempo" ou "no espaço". Em Alto Paraíso ela se processa "no espaço". É "aguda" e não "crônica". Aqui, os "filhos do espaço" estão em casa e perfeitamente abraçados, já os "filhos do tempo", se conseguirem esquecer as criações do "pequeno tempo", talvez descubram que, na verdade, são "filhos do espaço".
Será que o fascínio e o mistério que os cristais exercem sobre todas as pessoas possui alguma relação com o que foi dito acima? Deixamos a resposta com você.
Alto Paraíso está sobre e "sob" um imenso Bolsão de Cristal. É, na verdade, uma enorme CAMA DE CRISTAL. Potencializa o mistério, o fascínio e tudo o que você é, mesmo que não saiba que é. Começa a mostrar, também, tudo o que você não é, mesmo que acredite que é. A personalidade começa a dar lugar à alma. E, esta alma, cada vez mais nua, começa a ver que cicatrizes estão nela, mas não são dela. Quando as cicatrizes, de hoje e de ontem, viram adereços, some o que nos tornamos por influência desta pequena vida e que insistimos em achar que somos. Descobrimos, também, que o que consideramos como nosso está conosco apenas por empréstimo. Vai sobrar apenas o que procuramos por milênios de peregrinação: O QUE REALMENTE SOMOS.
Nesta cidade os que não procuram entender e compreender mentalmente o mistério que ela representa, mistério este, não apenas pelo Bolsão de Cristal, tornam-se personagens vivas e atuantes do drama cósmico que este mistério representa. Precisa dizer mais?
Aqui não existem respostas para os que chegam já sabendo o que perguntar. Os "inflacionados do pequeno tempo" que se acham capazes de responder a tudo vão descobrir que nada lhes será perguntado, e muito menos dito.
Esta é a cidade dos peregrinos que cansaram de indagar que caminho tomar em suas viagens pelo "pequeno tempo". Dos peregrinos que, definitivamente, precisam saber, para onde ir.
Em Alto Paraíso existem excelentes terapeutas. Fazer uma massagem com um deles vai trazer um forte bem-estar.
Uma passada no Tom das Ervas é imperativa e gratificante.
Apesar de já termos dito isto em outros artigos, não custa repetir: na Vila de São Jorge você encontra o lúdico, em Alto Paraíso a profundidade.